Piloto Privado de Avião (PP)

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. Não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens.

Requisitos:
  • 18 anos de idade
  • Ensino fundamental completo

Piloto Comercial de Avião (PC)

O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização. O curso inclui pilotagem de voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Requisitos:
  • 18 anos de idade
  • Ensino médio completo

Instrutor de Voo (INVA)

O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial.

Requisitos:
  • 18 anos de idade
  • Ensino médio completo
  • Piloto Comercial (PC) checado.

Piloto de Linha Aérea (PLA)

Para ser piloto de linha aérea, é necessária 1500 horas de voos totais e aprovação no exame teórico. Não existe um curso especifico para essa licença, a obtenção da mesma é através da experiências dos pilotos já em seus empregos. Após atingir os mínimos necessários de horas de voo, deve ser solicitado um voo de check com um avaliador da ANAC.

1

Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª Classe, realizando o exame em uma clínica homologada.
2

Realizar o exame teórico de PP em uma filial da ANAC. O Curso teórico para PPA não é obrigatório. As matérias exigidas na prova são: Meteorologia, Navegação, Regulamento de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
3

Realizar o treinamento em aeronaves monomotor com regras de voo visuais (VFR). Mínimo de 35 horas de voo.

Fase I: Pré-Solo (PS) – 20 horas
Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 10 horas
Fase III: Navegação (NV) – 10 horas
Fase IV: Noturno (NT) – 3 horas
Check ANAC – 1,5 horas

4

Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe, realizando o exame em uma clínica homologada.
5

Realizar o exame teórico de PC em uma filial da ANAC. O Curso teórico para PCA é obrigatório e tem duração de 4 meses. As matérias exigidas na prova são: Meteorologia, Navegação, Regulamento de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
6

Realizar o treinamento em aeronaves monomotor e multi-motor (opcional) com regras de voo visuais (VFR) e treinamento de voos por instrumento (IFR). Mínimo de 150 horas de voo totais.

Fase I: Adaptação (AD) – 10 horas
Fase II: Aperfeiçoamento (AP) – 20 horas
Fase III: Navegação (NV) – 50 horas
Fase IV: Voo por Instrumento Simulado (SIM) – 25 horas
Fase V: Voo por Instrumento Real (IFR) – 20 horas
Fase VI: Noturno (NT) – 6 horas
Check ANAC – 1,5 horas

7

Realizar o exame teórico de INVA em uma filial da ANAC. O Curso teórico para INVA é obrigatório e tem duração de 1 meses.
8

Realizar o treinamento em aeronaves monomotor com regras de voo visuais (VFR). Mínimo de 23 horas de voo.

Fase I: Adaptação (AD) – 6 horas
Fase II: Programa de Instrução (PI) – 13 horas
Fase III: Navegação (NV) – 4 horas
Check ANAC – 1,5 horas

9

O mercado de trabalho para pilotos hoje exige a habilidade de falar e compreender a língua inglesa. Portanto, os pilotos que querem se qualificar e ingressar em um bom emprego, deve se submeter ao exame de proficiência linguística elaborado pela ANAC, o Santos Dumont English Assessment (SDEA).

A permissão para realização de voos internacionais é nota mínima 4 em todos os critérios, que são: Compreensão, Pronuncia, Estrutura, Fluência, Interação e Vocabulário.

10

Realizar o exame teórico de PLA em uma filial da ANAC. O Curso teórico para PLA não é obrigatório. As matérias exigidas na prova são: Performance & Peso e Balanceamento e Teoria de Voo de Alta Velocidade.
11

Não obrigatório, mas também muito exigido pelo mercado da aviação, é o curso de Jet-training. Os pilotos podem realizar curso, que é uma introdução à operação de um voo a jato. As opções mais comuns nas escolas, são o treinamento das aeronaves Boeing 737 e Airbus A320. O curso geralmente é realizado em duplas (alas) com 3 dias de curso teórico sobre a aeronave e mais 20 horas de sessões de simulador.
12

A graduação em uma faculdade também não é algo obrigatório para ser piloto de avião, porém atualmente as companhias aéreas e o mercado de trabalho já exigem. Existem opções de cursos de Ciências Aeronáuticas e Aviação Civil.