Piloto Privado de Avião (PP)

Este curso é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. Não é necessária nenhuma experiência prévia com pilotagens.

  • 18 anos de idade
  • Ensino fundamental completo

Piloto Comercial de Avião (PC)

O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização. O curso inclui pilotagem de voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, utilizando apenas os instrumentos de bordo.

Requisitos:
  • 18 anos de idade
  • Ensino médio completo

Instrutor de Voo (INVH)

O curso de Instrutor de Voo requer formação prévia como Piloto Comercial. Trata-se de uma ótima opção para quem deseja adquirir experiência antes de buscar novas oportunidades na aviação comercial.

Requisitos:
  • 18 anos de idade
  • Ensino médio completo
  • Piloto Comercial (PC) checado.

Piloto de Linha Aérea (PLA)

Para ser piloto de linha aérea, é necessária 1000 horas de voos totais e aprovação no exame teórico. Não existe um curso especifico para essa licença, a obtenção da mesma é através da experiências dos pilotos já em seus empregos. Após atingir os mínimos necessários de horas de voo, deve ser solicitado um voo de check com um avaliador da ANAC.

1

Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª Classe, realizando o exame em uma clínica homologada.
2

Realizar o exame teórico de PP em uma filial da ANAC. O Curso teórico para PPA não é obrigatório. As matérias exigidas na prova são: Meteorologia, Navegação, Regulamento de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
3

Realizar o treinamento em aeronaves monomotor com regras de voo visuais (VFR). Mínimo de 35 horas de voo.
4

Obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe, realizando o exame em uma clínica homologada.
5

Realizar o exame teórico de PC em uma filial da ANAC. O Curso teórico para PCA é obrigatório e tem duração de 4 meses. As matérias exigidas na prova são: Meteorologia, Navegação, Regulamento de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
6

Realizar o treinamento em aeronaves monomotor com regras de voo visuais (VFR). Mínimo de 100 horas de voo totais.
7

Realizar o exame teórico de INVA em uma filial da ANAC. O Curso teórico para INVA é obrigatório e tem duração de 1 meses.
8

Realizar o treinamento em aeronaves monomotor com regras de voo visuais (VFR). Mínimo de 10 horas de voo.